Receitas

Creme Brulée

Creme Brulee (Leite Z. Lactose)
Introdução
Uso clássico da confeitaria francesa, cuja origem é disputada por espanhóis (crema catalana) e ingleses. Faz sucesso no Brasil como sobremesa de restaurantes renomados. Nessa versão, torna-se uma oportunidade para os alérgicos usufruírem a sobremesa, com um toque de brasilidade dado pelo cumaru ou pelo coco fresco bem ralado.
Ingredientes
  • 8 gemas (160 g)
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar (240 g)
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo (45 g)
  • 1 litro de Leite Integral Elegê Zero Lactose
  • 1 fava de cumaru ou 1 pauzinho de canela
  • 1 xícara (chá) de açúcar para polvilhar (160g)
Modo de preparo

Bata as gemas com açúcar na batedeira, em velocidade alta, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione a farinha de trigo e misture até ficar homogêneo.

Ferva o leite com a fava de cumaru ou o pauzinho de canela. Despeje-o, em fio, sobre o creme de gemas, misturando com um batedor de arame, para manter a aeração.

Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Cozinhe por cerca de 10 minutos após fervura e desligue o fogo. Porcione em potinhos rasos e leve à geladeira por cerca de 3 horas, ou até que esteja bem gelado.

Na hora de servir, polvilhe o açúcar e caramelize com um maçarico culinário.

Rendimento

12 porções

Tempo de preparo

40 minutos

Dicas

O cumaru é uma fava muito aromática, que lembra a baunilha. A madeira da árvore era usada na construção de móveis, mas depois da “descoberta” das favas pelos chefs de cozinha, a comercialização das sementes ganhou um impulso maior. Caso você não a encontre, pode substituir por canela, noz- moscada ou mesmo pela essência de baunilha, sempre em infusão, no leite.

Variação

Para dar um toque de sabor mais brasileiro, adicione ao creme 200 g de coco fresco ralado fino.

Produtos Elegê nesta receita